A importância de um bom layout

Neste post quero ajudar todos que estão querendo começar na vida de blogueiro ou já começaram, mas que estão encontrando dificuldades na hora da escolha de um bom layout, o layout ideal para seu blog ou site ou até pensam que o layout não irá influenciar no sucesso, e acabam escolhendo qualquer um. Se você pensa assim, já começou errado! Mas não fique assim viu! Dias melhores virão.

Vou dar dicas relevantes que derrubarão todas essas barreiras, e você vai entender a importância de ter um layout bonito que atraia sem fazer com que os visitantes fujam logo de cara. Afinal, a primeira impressão é a que fica! Essa frase serve também para um blog alçar vôos mais altos.

Por exemplo, se você fosse dona de uma empresa precisando de um funcionário, e o cara chegasse no dia da entrevista mal vestido você daria o emprego pra ele? Claro que não, não é mesmo! Esse é o mesmo cuidado que você precisa ter com seu blog. Caso contrário perderá muitas visitas e muitas oportunidades, e acredito que não é isso que você quer! Certo?

Agora falando de layout, vamos analisar o seguinte layout (Lindo não!!!)

O layout

O blog do zeO Background

O background do blog

A primeira coisa que chama atenção é esse background ridículo cheio de bolinhas coloridas, que por sinal é o que mais chama atenção no blog, eu fico até tonto só de olhar pra isso aí. Ta parecendo carnaval não ta? Chama mais atenção que o conteúdo, e isso não pode acontecer nunca! Repare que ao olhar o blog, você não consegue tirar os olhos das bolinhas, ficando assim o conteúdo em segundo plano. Deixe sempre o conteúdo como o principal elemento. SEMPRE!!! Entendeu? (risos)

O Topo

Eita o que é isso!!! Que cor é essa!!! Não dá pra usar uma cor dessas, fala sério vai. Não é porque o dono do blog é uma mulher que eu tenho que usar rosa, ainda mais esse tom “cheguei” ou pra os homens um tom azul. Use a cor de acordo com o que vai falar no blog. Por exemplo, se for falar de moda, use rosa, em tons claros não esse que está aí. Se o foco for tecnologia, use azul e cinza que transmitem serenidade.

Segundo ponto nesse topo são essas manchas negras que não estão acrescentando nada, só estão deixando o topo feio e manchado. Quer enfeitar? Então faça com critérios, use algo que remeta ao assunto em questão.

Por último vamos falar de alinhamento. Veja que o nome do blog “Blog do Zé” não está alinhado à esquerda e nem está centralizado. Pra falar a verdade não está alinhado com nada, flutuando no meio desse Pink ridículo, deixando espaços desnecessários. Tome cuidado com o alinhamento para não quebrar o pescoço dos seus leitores. (risos)

As Fontes

Não utilize fontes em seu blog só porque elas são bonitas do tipo decorativas, prefira as legíveis. A final, as outras pessoas (seus leitores) precisão ler e entender o que está escrito. Não somente você. Não faça os visitantes do blog pensar, eles não tem tempo para tentar decifrar o que está escrito. Seu blog não é lugar para enigmas. Pense nisso. Veja o blog do Zé, por exemplo, estou usando uma fonte decorativa no titulo do post, repare que está ilegível e talvez a fonte ali utilizada não esteja instalada no computador dos leitores, só no do dono do blog. Use sempre fontes padrões como a Arial, Trebuchet MS ou Geórgia. Essas fontes são as mais recomendadas para uso na internet. Portanto não vacile.

As Cores

Por último vou falar das cores tanto do fundo quanto do texto. E também do degradê em exagero que não acrescenta nada, como é o caso desse layout.

Não utilize cores muito quentes em demasia, veja que no layout eu utilizei Pink com um vermelho bem forte, e um verde limão com degradê, não está nada combinando e também não consigo ficar mais de 10 segundos olhando porque as cores brilham tanto que chega a ofuscar.

Agora, um erro que é muito comum de encontrar nos blog é de colocar o fundo do artigo escuro e a cor da fonte quase no mesmo tom, dificultando a leitura e fazendo com que o leitor fuja para outro blog.

Blogs com o mesmo assunto que o seu, na internet está cheio. Portanto foque mais no conteúdo, faça com ele se destaque mais que o layout.

E para isso faça o seguinte… Se dedique totalmente ao conteúdo do seu blog e deixe o layout comigo!!! O que você acha?

Veja alguns cursos de informática que eu indico:


Tags: , , , , , ,

ESSE ARTIGO TE AJUDOU? CONSIDERE ENTÃO FAZER UMA DOAÇÃO...

3 Responses to “A importância de um bom layout”

  1. Marcella novembro 13, 2011 at 11:15 pm #

    gostaria que o senhor me ajudasse eu preciso um designer para um blogger onde o nome é portal rebelde gostaria que pudesse me ajudar.Agradeço desde já.

    • admin novembro 14, 2011 at 1:34 pm #

      Boa tarde

      Me fala exatamente o que vc precisa. Envia um e-mail para evillaca@gmail.com

      Grato

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como esvaziar a lixeira do wordpress automaticamente - agosto 24, 2012

    [...] Baixe a última versão do WordPress em português do Brasil e faça a instalação em seu computador para fazer seus teste e modificações do layout [...]

Deixe uma resposta

More in Design (5 of 9 articles)